SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escolaEducar para a solidariedade: doa-se o desejo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

BASTOS, Marise Bartolozzi. Impasses vividos pela professora na inclusão escolar. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.11, pp. 47-55. ISSN 1415-7128.

Este artigo discute uma particular relação que vemos se instalar entre a professora da escola regular e a criança portadora de DGD, que pela primeira vez vai à escola. A princípio, a professora prefere não ter essa criança em sua classe, mas, a partir do momento em que ela a toma como aluna, vemos se reproduzir uma relação de alienação muito semelhante à dessa criança com sua mãe. Se isso é absolutamente necessário, num primeiro momento, para garantir a permanência da criança na escola, é também necessário que se desfaça para que a escola possa funcionar como dispositivo terapêutico para essa criança. Nesse sentido vemos a importância de um trabalho junto à professora que lhe possibilite pensar o lugar dessa criança em seu fazer pedagógico e em sua escolha de ser professora.

Palavras-chave : Inclusão; DGD; professora; escola regular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )