SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Depressão adolescente e tempo vivido: uma abordagem do tédioHistórias de adolescentes no picadeiro: laço fraterno, delinqüência e psicose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

RODULFO, Ricardo. Percepções de consultório: o psicanalista e sua própria experiência de aprender. Estilos clin. [online]. 2001, vol.6, n.11, pp. 104-117. ISSN 1415-7128.

Neste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação.

Palavras-chave : Psicanalista; aprender; inibição; transtorno de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )