SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Um conto de fatos comuns - psicopedagogia analítica e subjetivaçãoEvocações de pais de adolescentes em crise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. O mestre (im)possível de adolescentes - uma especial posição subjetiva na transmissão. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.12, pp. 36-47. ISSN 1415-7128.

Este artigo apresenta as discussões resultantes de nossa dissertação de mestrjdo na qual investigamos os traços marcantes da posição subjetiva dos mestres de adolescentes que conseguem realizar sua tarefa educativa, incluindo-a no campo de uma "missão possível". Através da análise cio referencial psicanalítico de entrevistas com alguns destes professores, pudemos concluir que o "bom professor de adolescentes" apresenta uma especial posição subjetiva em seu ato de transmissão. Especial posição subjetiva que comporta importantes aspectos: a articulação entre lei e desejo; uma relação diferenciada com a "causa adolescente"; o valor subjetivo simbólico atribuído à função de mestre; e a possibilidade de "circulação discursiva" no ato de transmissão.

Palavras-chave : Adolescência; psicanálise; professores; educação; interação professor-aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )