SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12Inside or outside: where is that school?Sigmund freud, the education and the children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

ARAUJO, Cláudia Valéria Furtado de Oliveira. Pai, mãe e filho - reflexões sobre família e educação na modernidade. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.12, pp. 100-111. ISSN 1415-7128.

Este artigo faz uma discussão sobre as posições ocupadas pelos membros familiares na modernidade, bem como reavalia suas funções diante da tarefa educativa. A análise procurou valer-se de conceitos teóricos da psicanálise, para pensar a família e a educação nos dias de hoje. Considerando a família a primeira instituição responsável pela organização subjetiva que viabiliza a inserção dos sujeitos na cultura, quais seriam as reflexões necessárias para a sua compreensão em face da evidência de que a família mudou? Quais os paradoxos que estabelecem as possibilidades e impossibilidades no ato de educar? A proposta é suscitar questionamentos sobre a família e a educação modernas, sem o objetivo de oferecer uma metodologia ou um receituário para o bem-educar.

Keywords : Família; modernidade; educação familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )