SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Declínio da função paterna e dialética da simbolizaçãoTransgressão e violência nos destinos do "desejo de ter filho" na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

DELLEPIANE, Alicia Marta. Voltar a pensar a educação. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 100-107. ISSN 1415-7128.

Como pensar a educação no começo deste século? Se analisarmos a crise cultural provocada pela implementação das políticas neoliberais na Argentina, observaremos que os educadores se vêem diante de duas opções: continuar engajados no projeto normalizador da geração de 80 - tanto da normalização socialista ou educação popular como da católica em suas diversas vertentes - ou cair na falta de identidade, portanto, de sentido para sua prática. Com este trabalho pretendemos estabelecer os diversos discursos que a educação recebeu em diferentes períodos históricos - tanto na Argentina como na América Latina e na Europa - com o objetivo de apresentar um estado atual da questão e, deste modo, possibilitar a formulação de novos discursos que possam adaptar-se ao corte epistemológico do fim do século, não só no calendário, mas também nos atuais e nos possíveis desafios que representam os novos tempos.

Palavras-chave : Educação; cultura; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )