SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13The gifted child on the neurosis: an articulation between the wish of knowing and the jouissance"Enamoration" and love transferance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

COHEN, Ruth Helena Pinto  and  BESSET, Vera Lopes. O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes1. Educação: entre o impossível e o necessário. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 146-157. ISSN 1415-7128.

O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.

Keywords : Fracasso escolar; inconsciente; sujeito; psicanálise; educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )