SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14A instância da letra na leituraA língua de sinais e a escrita - possibilidades de se dizer, para o surdo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LACET, Cristine. Considerações sobre a letra e a escrita na clínica psicanalítica. Estilos clin. [online]. 2003, vol.8, n.14, pp. 50-59. ISSN 1415-7128.

O conceito de letra tem várias acepções na teoria lacaniana, em alguns momentos sendo praticamente identificado à noção de significante e em outros afastando-se dela; ora o conceito é aproximado da determinação simbólica, ora o é da sintaxe, da textualidade, e ora da lógica combinatória. Portanto, quando nos referimos à letra, ocorre perguntar de que letra se trata. Considerando-se a importância do conceito de letra tanto no campo da constituição subjetiva quanto na formação do significante e seus efeitos e uso na clínica, pretende-se neste trabalho trazer uma reflexão sobre estes três aspectos do conceito: a letra e a escrita inconsciente, a letra e a constituição subjetiva e a clínica do literal.

Palavras-chave : Psicanálise; Letra; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License