SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Sob a clínica: Escritas do casoProfessores e alunos com dificuldades escolares: Quais são as dinâmicas psíquicas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

HENCKEL, Marciela  e  BERLINCK, Manoel Tosta. Considerações sobre inibição e sintomas : Distinções e articulações para destacar um conceito do outro. Estilos clin. [online]. 2003, vol.8, n.14, pp. 114-125. ISSN 1415-7128.

Já dizia Freud que existem casos apresentando somente inibições, e não sintomas. Na nossa experiência clínica com crianças apresentando graves manifestações psicopatológicas, não poucas vezes nos perguntamos se pudemos considerar como sintomas certas manifestações. Pretendemos com este artigo discutir distinções e articulações entre ambas as noções. Destacar um conceito do outro, para além de objetivar a busca por um rigor teórico, contribui para repensar diferentes manifestações psicopatológicas na clínica. Com isso, pretendemos manter uma posição necessariamente cautelosa com relação ao diagnóstico diante de uma criança em constituição.

Palavras-chave : Inibição; Sintoma; Educação; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License