SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Education is (Not) everythingThe childhood we invent, and the schools from yesterday and from today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

WHITAKER, Christiane. O sintoma da criança como efeito do gozo materno: entrevistas preliminares. Estilos clin. [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 124-139. ISSN 1415-7128.

A clínica psicanalítica do infantil, em suas especificidades, remete o analista, entre outras, à questão do manejo do lugar dos pais na cena da análise. A partir de um estudo de caso, são discutidas as conseqüências da escuta clínica realizada nas entrevistas preliminares com a mãe, em duas vertentes: nas implicações sobre a direção do tratamento, bem como nos efeitos da posição materna sobre os sintomas do sujeito, no âmbito clínico-teórico. Toda a sintomatologia do jovem que circunscreve a queixa materna revela-se convergente à sua própria neurose. Portanto, a opacidade da alienação do sujeito em questão legitima a aposta do ato analítico: oferecer escuta à mãe visando a retificação subjetiva, entendendo-se como uma condição para o suporte na desmontagem do gozo ali constituído. O texto de Lacan "Duas notas sobre a criança" e os comentários de Sauret subsidiarão o embasamento teórico, e o material das entrevistas, a discussão clínica do caso.

Keywords : Psicanálise infantil; entrevistas preliminares; sintoma infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License