SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15A educação (Não) é tudoA infância que inventamos e as escolas de ontem e de hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

WHITAKER, Christiane. O sintoma da criança como efeito do gozo materno: entrevistas preliminares. Estilos clin. [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 124-139. ISSN 1415-7128.

A clínica psicanalítica do infantil, em suas especificidades, remete o analista, entre outras, à questão do manejo do lugar dos pais na cena da análise. A partir de um estudo de caso, são discutidas as conseqüências da escuta clínica realizada nas entrevistas preliminares com a mãe, em duas vertentes: nas implicações sobre a direção do tratamento, bem como nos efeitos da posição materna sobre os sintomas do sujeito, no âmbito clínico-teórico. Toda a sintomatologia do jovem que circunscreve a queixa materna revela-se convergente à sua própria neurose. Portanto, a opacidade da alienação do sujeito em questão legitima a aposta do ato analítico: oferecer escuta à mãe visando a retificação subjetiva, entendendo-se como uma condição para o suporte na desmontagem do gozo ali constituído. O texto de Lacan "Duas notas sobre a criança" e os comentários de Sauret subsidiarão o embasamento teórico, e o material das entrevistas, a discussão clínica do caso.

Palavras-chave : Psicanálise infantil; entrevistas preliminares; sintoma infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License