SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Tratamento psíquico e tratamento somático na criança e no adultoDa separação impossível ao tratamento do outro possível... A criança indaga o tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

GEOFFROY, Miriam Anne. A “instituição estourada" como "jogo do fort-da" de Jacques Lacan ao conceito de "instituição estourada" da escola experimental de Bonneuil-Surmarne.Traduzido porKelly Cristina Brandão da Silva. Estilos clin. [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 26-51. ISSN 1415-7128.

Neste artigo apresenta-se o conceito de “instituição estourada” da Escola Experimental de Bonneuil-sur-Marne. Esse conceito pôde ser desenvolvido como sua principal característica somente pela união da prática experimental desse instituto (que recebe crianças e jovens em dificuldade) com teorias psicanalíticas, (pós-)estruturalistas e anti-psiquiátricas. Nesse contexto, as teorias psicanalíticas servem não somente para a análise das relações intersubjetivas, mas também de estruturas institucionais. Dessa maneira, a “instituição estourada” abre a possibilidade de seguir um “trajeto no caminho do desejo”, não somente para as crianças e os adolescentes, como também para os adultos que lá trabalham. Por último, este artigo mostra como essa instituição, com mais de 30 anos de existência, conseguiu encontrar saídas estruturais para resistir - como “instituição estourada” - a cristalizações institucionais.

Palavras-chave : Instituição estourada; Jogo do Fort-Da; Antipsiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License