SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17A “instituição estourada" como "jogo do fort-da" de Jacques Lacan ao conceito de "instituição estourada" da escola experimental de Bonneuil-SurmarnePara ser um guri: espaço e representação da masculinidade na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

INAFUKU, Cristina Keiko. Da separação impossível ao tratamento do outro possível... A criança indaga o tratamento. Estilos clin. [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 52-69. ISSN 1415-7128.

O presente artigo propõe-se a discutir o dispositivo de tratamento institucional, por meio do estudo de um caso atendido na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida. Para tal, o questionamento sobre a constituição do sujeito na criança, a posição subjetiva da criança no discurso dos pais e a constituição do Outro para a criança foram articuladores centrais para a leitura do caso. Pretende-se também através da escrita do caso transcrever o que é da ordem do Real na clínica das psicoses para uma inscrição possível no que é da ordem do Outro e para o outro. É a partir da clínica e na clínica, indagando o sujeito em questão que o sujeito-agente-interventor do tratamento colocará também em evidência sua própria posição e seu assujeitamento diante do não-Saber.

Palavras-chave : Caso clínico; Constituição do sujeito; Constituição do Outro; Tratamento institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License