SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticasProntuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

HATCHUEL, Françoise. Para uma antropologia clínica do encontro pedagógico.Traduzido porInesita Machado. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.18, pp. 68-81. ISSN 1415-7128.

A partir de diferentes pesquisas em torno da relação com o saber dos alunos e das interações professor/aluno, a autora focaliza aqui a noção do encontro pedagógico, isto é, de encontro em torno de um saber a ser adquirido num dado momento, de vários indivíduos portadores, cada um, de uma história e de uma vivência que os conduz a interpretar, em termos de expectativas e esperanças, as informações recebidas do outro. Numa dupla perspectiva de pesquisa e de formação, ela se esforça, por um lado, em identificar alguns indicadores do modo como se negocia esse encontro e, por outro, em compreender o que poderia facilitá-lo.

Palavras-chave : Interações; Encontro pedagógico; Perspectiva antropológica; Abordagem clínica; Autonomia; Relação com o saber.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License