SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Acompanhamento terapêutico: contexto legal, coordenadas éticas e responsabilidade profissionalquantos paus se faz um acompanhamento terapêutico?: contribuições da psicanálise a essa clínica em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

PALOMBINI, Analice de Lima; CABRAL, Károl Veiga  e  BELLOC, Márcio Mariath. Acompanhamento terapêutico: vertigens da clínica no concreto da cidade. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 32-59. ISSN 1415-7128.

Este artigo tem como ponto de partida o percurso de uma experiência desenvolvida desde 1998 junto ao Instituto de Psicologia da UFRGS, em parceria com serviços de saúde mental da rede pública, tendo a atividade do acompanhamento terapêutico (AT) como vetor •no contexto da reforma psiquiátrica, o acompanhamento terapêutico torna-se uma função emblemática da interpenetração das disciplinas psi com o espaço e tempo da cidade. Se diferentes vertentes da clínica disponibilizam ferramentas conceituais com as quais se constrói a prática do AT, é do encontro entre acompanhante e acompanhado em meio à cidade e seus jogos de força que surgem as interpelações que aqui lançamos, em retorno, no campo da clínica, à psicanálise mesma.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Cidade; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License