SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Acompanhamento terapêutico: vertigens da clínica no concreto da cidadeDo amigo qualificado à política da amizade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

GUERRA, Andréa Máris Campos  e  MILAGRES, Andréa Franco. quantos paus se faz um acompanhamento terapêutico?: contribuições da psicanálise a essa clínica em construção. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 60-83. ISSN 1415-7128.

O texto pretende formalizar, a partir da Psicanálise, a prática do acompanhamento terapêutico (AT). Entendemos que, apesar de não haver uma teoria do AT, podemos sistematizar essa prática a partir da clínica psicanalítica com as psicoses. Assim, partimos de uma discussão historicizada sobre o AT para, em seguida, apresentar a forma pela qual a Psicanálise pode ser útil nesse contexto como ferramenta teórica. Problematizamos também a relação entre clínica e reabilitação no contexto da reforma psiquiátrica, desfazendo essa dicotomia entre os dois campos, característica de uma posição positivista. Ao final, utilizamos um caso de intervenção para evidenciar princípios de orientação na clínica do AT, buscando estabelecer indicadores para sustentação de seu manejo.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License