SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19quantos paus se faz um acompanhamento terapêutico?: contribuições da psicanálise a essa clínica em construçãoDa errância à transumância: acompanhamento educativo de adolescentes delinqüentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ARAUJO, Fabio. Do amigo qualificado à política da amizade. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 84-105. ISSN 1415-7128.

O texto coloca em análise o contexto e os motivos da mudança da denominação "amigo qualificado" para "acompanhante terapêutico". Nota-se que tal mudança envolve uma transformação na própria concepção dessa atividade e não uma simples mudança de nome. Tal transformação se dá na busca de um estatuto puramente clínico para o acompanhamento terapêutico, isso em detrimento de suas raízes políticas, que são relegadas a um segundo plano ou simplesmente excluídas numa oposição entre clínica e política. No decorrer do texto, discute-se o conceito de amizade e suas implicações políticas. O objetivo é então resgatar a face política do acompanhamento terapêutico.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Clínica; Política; Amizade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License