SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Da errância à transumância: acompanhamento educativo de adolescentes delinqüentesO significante e o real na psicose: ferramentas conceituais para o acompanhamento terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ALMEIDA, Beatriz Helena Martins de. A mulher que não existe no laço social: um caso de paranóia. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 122-131. ISSN 1415-7128.

Neste artigo, a partir do recorte clínico de um caso de paranóia atendido em acompanhamento terapêutico, busquei, por meio do referencial teórico da Psicanálise de orientação lacaniana, localizar os mecanismos presentes no desencadeamento e saída da crise, com a finalidade de orientar o tratamento possível em direção ao laço social. Privilegiei a articulação teórica pela vertente da identificação. Procurei demonstrar como a identificação às insígnias paternas sustentou a paciente no laço social por um longo período. O evento traumático desencadeou a dissolução imaginária. O remanejamento imaginário dos significantes, enquanto identificação aos atributos maternos, possibilitou a saída da crise e a estabilização, no entanto foi insuficiente como sustentação ao laço social, indicando a necessidade de um passo a mais em direção ao laço social.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Psicose; Paranóia; Identificação; Laço social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License