SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O que é um pai para uma criança? considerações sobre o caso HansO manejo clínico com adolescentes autistas e psicóticos em instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

NOGUEIRA, Paula Cristina  e  COSTA, Liana Fortunato. Mãe social: profissão? função materna?. Estilos clin. [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 162-181. ISSN 1415-7128.

Este artigo pretende aprofundar reflexões acerca da realidade das crianças que se encontram em situação de abrigamento, buscando compreender a função do cuidador nesse contexto. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição que recebe e acolhe crianças de zero a três anos de idade. Essa instituição funciona de acordo com o modelo de casas-lares. Observamos que o grande número de crianças para apenas uma mãe social dificulta os momentos de interação entre adulto e criança. Foi possível constatar que a mãe social acaba limitando os movimentos das crianças, que precisam ficar a maior parte do tempo sentadas no sofá, assistindo televisão, enquanto aguardam a atividade seguinte, sempre imposta pela rotina da instituição.

Palavras-chave : Mãe social; Abrigo; Criança institucionalizada; Relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License