SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Between the necessary and the impossible: the psycoanalytical theory teaching in the psychoanalytical formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Transmissão da psicanálise a educadores: do ideal pedagógico ao real da (trans)missão educativa. Estilos clin. [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 14-23. ISSN 1415-7128.

A transmissão da psicanálise a educadores interroga o analista quanto ao sentido de seu ato e aos destinos da transferência, já que a transmissão do saber da psicanálise dirige-se a um outro, o educador, situado em uma cena estranha ao campo psicanalítico. O artigo estabelece uma distinção entre transmissão e ensino, demarcando a diferença radical entre a formação do analista, cujo dispositivo coloca em ato a transmissão da psicanálise em intensão, nas três dimensões que a compõem, pela via da transmissão de um estilo, e a formação de educadores, mesmo que estes se deixem afetar transferencialmente pela transmissão da psicanálise em extensão, na sua dimensão de ensino.

Keywords : Transmissão da psicanálise; Formação do analista; Formação de educadores; Estilo; Transferência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License