SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Transmission of psychoanalysis to educators: from the pedagogic idela to real educational (trans)missionThe act on the analytical text: significación y autorización author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

PETRY, Paulo Padilla. Entre o necessário e o impossível: o ensino da teoria psicanalítica na formação de psicanalistas. Estilos clin. [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 24-47. ISSN 1415-7128.

A teoria psicanalítica, ainda que fique entre a reinvenção e a repetição, continua parte da formação analítica e seu ensino é exigido por várias instituições psicanalíticas. A teoria pode evitar que a transmissão da psicanálise seja reduzida a transmitir poderes, mas seu ensino pode ser assujeitante. O crivo teórico psicanalítico aplicado a processos educativos permite aqui identificar a formação de discípulos e, entre aqueles que ensinam, o desejo nem tão assumido de futuros psicanalistas que não resistam à teoria. Um ensino compatível com a psicanálise deveria abdicar de estratégias de sujeição e ser permeável aos efeitos do inconsciente.

Keywords : Teoria psicanalítica; Transmissão da psicanálise; Ensino da psicanálise; Formação do psicanalista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License