SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21The new configurations of the family and the symbolic statute of the parental functionsPsychoanalytical intervention to babies at risk of autism and other infants' severe psychopathologies. A supposition of a subject's clinics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

LIMA, Ana Laura Godinho. A "criança-problema" e o governo da família. Estilos clin. [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 126-149. ISSN 1415-7128.

Neste texto pretende-se discutir as seguintes questões: Como se chegou a denominar uma parte dos alunos das escolas primárias "criançasproblema "? De que maneira uma série de pequenas dificuldades comuns na infância, tais como timidez, ciúme ou medo do escuro, tornaram-se problemas de comportamento a serem investigados e tratados pelos educadores? Quais os efeitos do emprego da expressão "criança-problema" nos discursos educacionais? O artigo baseia-se no exame de textos sobre educação e psicanálise escritos por Arthur Ramos e publicados na década de 1930. Para a análise, emprega-se o conceito de "governamentalidade", tal como formulado por Michel Foucault.

Keywords : Criança problema; Higiene mental; Governo da família; Psicanálise da criança; Arthur Ramos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License