SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Psychoanalytical intervention to babies at risk of autism and other infants' severe psychopathologies. A supposition of a subject's clinicsThe role the baby in the process of accesses to subjectivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  and  KUPFER, Maria Cristina Machado. O relato de casos clínicos em psicanálise: um estudo comparativo. Estilos clin. [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 170-185. ISSN 1415-7128.

No campo da investigação psicanalítica, o relato de casos clínicos é entendido como uma ferramenta para a elaboração teórica das experiências psicanalíticas. Pretende-se, neste trabalho, apresentar os fundamentos teóricos e discutir o uso do relato de casos como um método de investigação e elaboração psicanalítica a partir de uma pesquisa na qual foram comparados os relatos de atendimentos realizados em dois tipos de dispositivos clínicos: o atendimento institucional e o atendimento individual. A partir das reflexões deste trabalho, conclui-se que os relatos de caso são parte integrante do próprio atendimento, e podem constituir, tanto nos individuais como nos institucionais, material para a apreensão diagnóstica do caso, tendo em vista que em ambos a transferência, em diferentes manifestações, está presente.

Keywords : Psicanálise instituição; Psicose infantil; Métodos de pesquisa; Psicanálise-metodologia; Psicanálise da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License