SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22O debate entre o cuidado e a educação: práticas clínicas atuaisA contribuição da psicanálise para a atuação no campo da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

CLERK, Nicole. A adolescência e a "metabolização" sonhada do saber.Traduzido porViviane Veras. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 48-67. ISSN 1415-7128.

Como o eu íntimo de um adolescente se estrutura para acolher o saber? A partir da análise clínica das reações e posturas de jovens em dificuldades com a aprendizagem, podemos mostrar que, para alguns deles, os problemas emocionais causados pela aprendizagem levam-nos a um retorno inconsciente a um "si físico", que comprova sua capacidade de "aprender por meio do corpo" e de situar-se no mundo. Retomamos, em seguida, as fontes antropológicas e freudianas dos conceitos de "incorpora- ção" e de "introjeção", para melhor compreender o esquecimento e a perda sugerida pela "incontinência" dos saberes. Enfim, estudamos a relação entre sua incapacidade de "digerir" o saber e seu profundo desejo de que os adultos "mastiguem" esse saber por eles; relação que nomeio "metabolização sonhada ", para fazer eco aos trabalhos de Bion.

Palavras-chave : Incorporação; Relação ao saber; Relação ao corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License