SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A adolescência e a "metabolização" sonhada do saberConsiderações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. A contribuição da psicanálise para a atuação no campo da educação especial. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 48-67. ISSN 1415-7128.

O artigo analisa as relações entre psicanálise e educação especial. O trabalho com crian ças com problemas de desenvolvimento requer o conhecimento do processo de constitui ção subjetiva e seu entrecruzamento com o desenvolvimento. Os conceitos psicanal íticos de sujeito e desejo, como eixos de um processo de reabilita ção, oferecem à criança um lugar de sujeito e não de objeto de técnicas ou treinamentos. Discute-se a questão da diferença, a partir do conceito de estranho familiar para Freud e as conseqüências clínicas desta abordagem. São apresentados exemplos de como a escuta psicanalítica promove este lugar de sujeito, tanto na clínica quanto em instituições.

Palavras-chave : Psicanálise; Crianças com problemas de desenvolvimento; Educação especial; Sujeito; Desejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License