SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A contribuição da psicanálise para a atuação no campo da educação especialA educação infantil escolar como espaço de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LERNER, Rogério. Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 68-79. ISSN 1415-7128.

Em que medida um atendimento realizado em uma institui ção pode ser considerado psicanal ítico? Para responder a essa pergunta, este artigo utiliza elementos teórico-metodoló- gicos da análise institucional de discurso. Aponta-se a heterogeneidade dos discursos (psican álise, educação e inclusão social) que compõem uma institui ção de atendimento a crian ças autistas, o Lugar de Vida. Destacam-se embates institucionais, efeitos da heterogeneidade mencionada, que fazem com que, apesar da constitui ção psicanalítica da institui ção, haja impasses quanto à manutenção de condições de prosseguimento de um trabalho psicanalítico. Conclui-se que a melhor maneira de zelar por tais condições é levar em conta a existência de tais embates - e seus efeitos - em reuni ões clínicas.

Palavras-chave : Psicanálise; Análise institucional de discurso; Saúde mental; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License