SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue22Music and psychoanalysis between adolescentsDisorder, symptom and direction of treatment for the autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

MARTINEZ, Viviana Carola Velasco; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos  and  LIMA, Manuela Caroline Ferreira. Histeria, trauma e sedução: “o que lhe fizeram pobre criança" (um Freud covarde?). Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 122-141. ISSN 1415-7128.

As acusações de Masson contra Freud, por ter abandonado a teoria da sedução, inauguraram uma polêmica em torno da validade dessa teoria na explica ção da histeria e em torno da própria psicanálise. Seguidores propõem a volta dessa teoria, denunciando o abuso infantil, e acusam Freud de covarde e ambicioso. Já os opositores vêem nesse suposto abandono não o descaso com a inf ância, mas a possibilidade do desenvolvimento da psicanálise. Analisamos esses discursos e concluímos que Freud, a partir da teoria da sedução, deixou sua herança: a teoriza- ção, para a psicanálise em torno da fantasia e da sexualidade infantil e, entre outras contribui ções, elementos dispersos com os quais Laplanche pôde construir a teoria da sedução generalizada.

Keywords : Abuso sexual; Trauma; Infância; Histeria; Sexualidade infantil; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License