SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22La música y el psicoanálisis entre los adolescentesTranstono, síntoma y dircción del tratamiento del autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

MARTINEZ, Viviana Carola Velasco; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos  y  LIMA, Manuela Caroline Ferreira. Histeria, trauma e sedução: “o que lhe fizeram pobre criança" (um Freud covarde?). Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 122-141. ISSN 1415-7128.

As acusações de Masson contra Freud, por ter abandonado a teoria da sedução, inauguraram uma polêmica em torno da validade dessa teoria na explica ção da histeria e em torno da própria psicanálise. Seguidores propõem a volta dessa teoria, denunciando o abuso infantil, e acusam Freud de covarde e ambicioso. Já os opositores vêem nesse suposto abandono não o descaso com a inf ância, mas a possibilidade do desenvolvimento da psicanálise. Analisamos esses discursos e concluímos que Freud, a partir da teoria da sedução, deixou sua herança: a teoriza- ção, para a psicanálise em torno da fantasia e da sexualidade infantil e, entre outras contribui ções, elementos dispersos com os quais Laplanche pôde construir a teoria da sedução generalizada.

Palabras clave : Abuso sexual; Trauma; Infância; Histeria; Sexualidade infantil; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License