SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Histéria y trauma de seducción: "que hicieron pobrecito" (un Freud covarde?)El espacio potencial de creatividad en niños que viven situaciones de privación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

CALAZANS, Roberto  y  MARTINS, Clara Rodrigues. Transtorno, sintoma e direção do tratamento para o autismo. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 142-157. ISSN 1415-7128.

Este artigo pretende destacar duas modalidades de direção de tratamento do autismo a partir de duas diferentes concepções clínicas. De um lado, a terapia cognitivo-comportamental, cuja perspectiva clínica tem como centro a noção de transtorno; de outro lado, a psicanálise, a partir da noção de sintoma. Enquanto a noção de transtorno coloca o autista numa posição deficitária que deve ser minorada através de técnicas de ajustamento e aprendizagem, tal como desenvolvida pelo método TEACCH, a noção de sintoma, própria da psicanálise, permite afirmar no autismo a dimensão de sujeito, cuja aposta é oferecida pela “prática entre vários”.

Palabras clave : Psicanálise; Autismo; Sintoma; Transtorno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License