SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Razão, consciência e ideologia: algumas notasEm defesa de um clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Intervenção psicanalítica em grupo em uma clínica-escola: considerações teórico-clínicas. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.22, pp. 196-207. ISSN 1415-7128.

Este artigo discute o campo de atuação do psicanalista em institui ções, tomando como refer ência o trabalho em grupo com crianças em uma clínica-escola. A pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto “Oficina terapêutica Conto e Traço”, centrado no atendimento de crian ças em grupo, com base nos pressupostos teórico-clínicos da psicanálise, tendo sido privilegiadas as atividades de contar e desenhar histórias. O estudo deu ênfase à discussão sobre o encaminhamento clínico das queixas e sobre os agenciamentos institucionais que atravessavam a clínica. Concluímos pela importância da interven- ção psicanalítica extra-consult ório em instituições, ressaltando a escuta em grupo como dispositivo de agenciamento de subjetividades.

Palavras-chave : Psicanálise; Subjetividade; Instituição; Infância; Clínica-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License