SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Da concepção ao nascimento, a razão da intervenção precoceO lúdico no atendimento de crianças com deficiência: uma reflexão sobre a produção cultural na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SABOIA, Camila. Autismo e novas perspectivas clínicas. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.23, pp. 78-89. ISSN 1415-7128.

O autismo precoce leva-nos a reelaborar conceitos como o de intersubjetividade baseados na microanálise do comportamento do bebê, cujos resultados revelam uma indiferença, por parte de bebês ditos de riscos autísticos, aos sinais respons áveis pela construção de laços sociais, tais como o reconhecimento da musicalidade da voz e a leitura das express ões maternas. O entrelaçamento dos resultados obtidos pelas Neurociências e pela Psicanálise reforça a noção de que o autismo teria suas origens em um problema de ordem sonora, manifestado no período pré-natal, uma vez que a experiência rítmica seria a base formadora para o senso de vivência e continuidade de ser do indivíduo.

Palavras-chave : Autismo precoce; Intersubjetividade; Neurociências; Microanálise; Musicalidade da voz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License