SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23Autism and new clinical perspectivesRelationships between the mirror phase and psychomotor disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

TAKATORI, Marisa et al. O lúdico no atendimento de crianças com deficiência: uma reflexão sobre a produção cultural na infância. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.23, pp. 90-107. ISSN 1415-7128.

O artigo propõe discutir as atividades que a criança com defici ência realiza durante o processo de terapia ocupacional vistas como produções singulares de cultura e expressão da subjetividade. Para tal, numa investigação onde os campos da subjetividade e do simbolismo estão presentes, utilizou material da experiência clínica com crianças que têm deficiência coletado da leitura de prontuários e dos registros das observa ções vivenciadas pelo terapeuta num diário de campo. Verificou- se a possibilidade de uma reflexão sobre a consideração cultural das produções das crianças, como favorecedoras do seu reconhecimento e da sua participação ativa na realidade compartilhada.

Keywords : Criança com deficiência; Lúdico; Brincar; Cultura; Terapia ocupacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License