SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Autismo e novas perspectivas clínicasAs relações entre o estádio do espelho e os transtornos psicomotores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

TAKATORI, Marisa et al. O lúdico no atendimento de crianças com deficiência: uma reflexão sobre a produção cultural na infância. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.23, pp. 90-107. ISSN 1415-7128.

O artigo propõe discutir as atividades que a criança com defici ência realiza durante o processo de terapia ocupacional vistas como produções singulares de cultura e expressão da subjetividade. Para tal, numa investigação onde os campos da subjetividade e do simbolismo estão presentes, utilizou material da experiência clínica com crianças que têm deficiência coletado da leitura de prontuários e dos registros das observa ções vivenciadas pelo terapeuta num diário de campo. Verificou- se a possibilidade de uma reflexão sobre a consideração cultural das produções das crianças, como favorecedoras do seu reconhecimento e da sua participação ativa na realidade compartilhada.

Palavras-chave : Criança com deficiência; Lúdico; Brincar; Cultura; Terapia ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License