SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23The ludic in the assistance of disabled children: a reflection on the cultural production during childhoodThe emotions of the psychosocial professional vis-a-vis the child sexual abuse situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

BARTH, Luís Fernando Barnetche. As relações entre o estádio do espelho e os transtornos psicomotores. Estilos clin. [online]. 2007, vol.12, n.23, pp. 108-129. ISSN 1415-7128.

No presente artigo, o autor busca estudar as relações entre o conceito psicanalítico de estádio do espelho e o aparecimento de transtornos psicomotores em crianças. O trabalho parte do desenvolvimento motor, tal qual é classicamente concebido pela biologia, até propor uma metapsicologia do desenvolvimento. Esta pesquisa é baseada no tratamento psicanalítico de uma criança portadora de Transtorno Específico do Desenvolvimento da Função Motora, servindo de elemento à construção metapsicológica de caso como forma de apresentação dos achados de uma pesquisa psicanal ítica.

Keywords : Estádio do espelho; Transtorno psicomotor; Metapsicologia do desenvolvimento; Transtorno específico do desenvolvimento da função motora; Construção de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License