SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24É possível falar de um desejo "primitivo" de escrever?Relações entre letra e escrita nas produções em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

VORCARO, Angela  e  VERAS, Viviane. O brincar como operação de escrita. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp. 24-39. ISSN 1415-7128.

Retomam-se as propriedades lingüísticas do brincar nas quais a criança destaca-se sujeito para abordar a singularidade da operação de transposição da experiência para o registro da encenação. Tal transposição permite apontar a operação de escrita, inscrita no brincar, por meio da análise das relações entre a noção freudiana de figurabilidade e a encenação lúdica. Formula-se então a hipótese de que a encenação do brincar é operação de escrita posto que seus traços se oferecem para ser lidos, mesmo que não sejam, de todo, legíveis. As conseqüências dessa constatação para a direção do tratamento de crianças legitimam a intervenção no brincar da criança como ato que pode restituir sua potência simbólica, nas graves psicopatologias.

Palavras-chave : brincar; escrita; clínica psicanalítica com crianças.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License