SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24The concept of dyslexia and its impact on social discourseReading babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

RIOLFI, Claudia Rosa  and  MAGALHAES, Mical de Melo Marcelino. Modalizações nas posições subjetivas durante o ato de escrever. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp. 98-121. ISSN 1415-7128.

Escrito na articulação entre Lingüística, Psicanálise e Educação, o objeto do trabalho é o agenciamento da singularidade em textos escritos na escola. Demonstraram-se quatro modalizações deste agenciamento: (1) Sujeito esmagado pelos restos metonímicos do discurso do Outro; (2) Sujeito limitado a testemunhar sua alienação ao Outro cultural; (3) Sujeito que agencia as demandas da cultura escolar e uma ética própria; e (4) Subjetividade agenciada em tal grau que permite a construção de metáforas criativas. Para concluir, postulou-se que, na direção de uma escrita criativa, quem ensina a escrever precisa funcionar como uma " prótese" , suprindo funções ausentes no início do percurso.

Keywords : escrita; subjetividade; ensino da língua materna.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License