SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso socialLeitura de bebês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

RIOLFI, Claudia Rosa  e  MAGALHAES, Mical de Melo Marcelino. Modalizações nas posições subjetivas durante o ato de escrever. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp. 98-121. ISSN 1415-7128.

Escrito na articulação entre Lingüística, Psicanálise e Educação, o objeto do trabalho é o agenciamento da singularidade em textos escritos na escola. Demonstraram-se quatro modalizações deste agenciamento: (1) Sujeito esmagado pelos restos metonímicos do discurso do Outro; (2) Sujeito limitado a testemunhar sua alienação ao Outro cultural; (3) Sujeito que agencia as demandas da cultura escolar e uma ética própria; e (4) Subjetividade agenciada em tal grau que permite a construção de metáforas criativas. Para concluir, postulou-se que, na direção de uma escrita criativa, quem ensina a escrever precisa funcionar como uma " prótese" , suprindo funções ausentes no início do percurso.

Palavras-chave : escrita; subjetividade; ensino da língua materna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License