SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Criança psicótica brinca?: considerações acerca do brincar na psicoseA (re)configuração do passado no discurso construtivista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

OLIVEIRA, Caroline Moreira de  e  MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Dois casos e uma questão: qual é o lugar do cuidador na subjetivação da criança?. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp. 176-189. ISSN 1415-7128.

Com a saída do homem e da mulher do ambiente doméstico para o mercado de trabalho, a família conta com o auxílio de um cuidador, que também participa da montagem da geografia psíquica dos filhos. Propõe-se uma discussão teórico-prática sobre o lugar do cuidador na subjetivação da criança. Dois casos clínicos servem de eixo dessa discussão: no primeiro caso, a cuidadora ocupa o eixo materno; no segundo, a cuidadora atua como significante paterno. Concluindo, reflete-se sobre as implicações éticas da psicanálise e a influência do cuidador na configuração da família e, sobretudo, da criança.

Palavras-chave : psicanálise; cuidador; Outro primordial; clínica com crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License