SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Dois casos e uma questão: qual é o lugar do cuidador na subjetivação da criança?O impacto do discurso da ciência na relação professor-aluno: repercussões em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

REVAH, Daniel. A (re)configuração do passado no discurso construtivista. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.24, pp. 190-209. ISSN 1415-7128.

Este artigo destaca e analisa alguns aspectos relacionados com a emergência do construtivismo no Brasil. O construtivismo é aqui concebido como um discurso pedagógico que emerge na década de 1980, num processo em que os discursos educacionais precedentes foram (re)ordenados. Esse (re)ordenamento incide sobre o passado, (re)configurando-o e produzindo o que se concebe como a origem do construtivismo no Brasil, estreitamente vinculada a determinadas trajetórias profissionais e institucionais. Na análise, entende-se que a palavra " construtivismo" foi transformada num significante de ressonância- operação fundamental para a produção dessa emergência e a (re)configuração do passado que lhe é correlata.

Palavras-chave : discursos educacionais; significante de ressonância; construtivismo; história da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License