SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue25The writing and the constitution of the subject: a case of autismWriting and psychosis in childhood: a treatment proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

CALIL, Eduardo  and  FELIPETO, Cristina. A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.25, pp. 118-137. ISSN 1415-7128.

Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.

Keywords : singularidade; erro ortográfico; significante; operadores metafórico e metonímico; alíngua.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License