SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25A escrita e a constituição do sujeito: um caso de autismoA escrita e a psicose na criança: uma proposta de tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

CALIL, Eduardo  e  FELIPETO, Cristina. A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.25, pp. 118-137. ISSN 1415-7128.

Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.

Palavras-chave : singularidade; erro ortográfico; significante; operadores metafórico e metonímico; alíngua.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License