SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Um sujeito à procura da imagem: o caso Mlle. B.A posição do analista: impasses e alternativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

JANUARIO, Lívia Milhomem  e  TAFURI, Maria Izabel. O olhar e o corpo na relação transferencial com uma criança em sofrimento psíquico grave. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.25, pp. 192-209. ISSN 1415-7128.

O foco deste artigo é a transferência na clínica psicanalítica com crianças em sofrimento psíquico grave. Reflete-se sobre a importância de pensar a relação transferencial para além da interpretação e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais no manejo da transferência. Utilizando como referencial teórico e clínico as idéias de Winnicott, relata-se a evolução da análise de uma criança que teve como característica o estabelecimento de um ambiente holding, no qual a transferência foi marcada pelo olhar e pelo corpo da analista, possibilitando a retomada do processo de constituição psíquica da criança.

Palavras-chave : transferência; sofrimento psíquico grave; interpretação; vínculos sensoriais não-verbais; holding; transference; serious psychic suffering; interpretation; non-verbal sensorial bonds; holding.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License