SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Freud e os sonhos de criançasNovas normas e formas de laço familiar: a sexualidade na sombra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

VANOLI, Enriqueta Nin  e  BERNARDINO, Leda Fischer. Psicose infantil: uma reflexão sobre a relevância da intervenção psicanalítica. Estilos clin. [online]. 2008, vol.13, n.25, pp. 250-267. ISSN 1415-7128.

Neste estudo, a partir da psicanálise, discute-se a questão diagnóstica dos casos graves na infância, pois, ao contrário das neuroses, ainda há muito a compreender, quando se trata das psicoses na infância em sua relação com os outros quadros clínicos. Relata-se um caso clínico de uma criança com diagnóstico psiquiátrico de psicose e retardo mental, atendida durante 2 anos em consultório particular. A evolução favorável desse caso, em que o paciente, através da palavra, pôde modificar o discurso ao qual estava alienado, ilustra a relevância da intervenção psicanalítica, para tornar possível outro direcionamento estrutural ao sujeito.

Palavras-chave : psicose infantil; psicanálise; definição da estrutura; transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License