SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26A debilidade mental é um estado possível do sujeito? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LEGNANI, Viviane Neves  e  ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Hiperatividade: o "não-decidido" da estrutura ou o "infantil" ainda no tempo da infância. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp. 14-35. ISSN 1415-7128.

O artigo aborda criticamente a formação discursiva em torno do diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, destacando que este discurso, preso ao ideário do déficit, se tornou hegemônico, na atualidade. Retoma, então, as características atribuídas a esse quadro para discuti-las sob a ótica da psicanálise. Apresenta, para ilustrar tais reflexões, fragmentos clínicos de um estudo de caso de uma criança diagnosticada como "portadora" de TDA/H. Defende a hipótese de que a diferença que comparece nas crianças com este diagnóstico aponta para uma organização estrutural não-decidida, que esbarra nas delimitações das estruturas clínicas - neurose, psicose, perversão - sinalizando para uma posição subjetiva que está no limite das referidas estruturas.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; infantil; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License