SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue26Hyperactivity: the "undecided" of the structure or the "infantile" still in the childhood timeMale child sexual abuse: is the gender a sign of suffering and fate? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

FERRAZZI, Michel. A debilidade mental é um estado possível do sujeito?. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp. 36-45. ISSN 1415-7128.

A debilidade mental é apresentada por certos autores como um arranjo psicótico, por outros como uma organização próxima à perversão, sem esquecer as neurociências que postulam as lesões e disfunções mínimas do cérebro. O que a psicanálise lacaniana pode trazer à compreensão da debilidade mental? Partindo dos seminários de Lacan e se referindo à Verneinung freudiana, este trabalho tenta precisar o estatuto do pensamento e suas formulações. Propõe-se uma abordagem da debilidade mental que pode parecer paradoxal, postulando a operação de um enodamento RSI, mas não do recalque, o que deixaria a função metonímica como organizadora do funcionamento psíquico e do inconsciente do falasser. Haveria algo de sujeito na flutuação que daí resulta?

Keywords : debilidade mental; Lacan; Verneinung; RSI; função metonímica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License