SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26A debilidade mental é um estado possível do sujeito?No limite entre a vida e a morte: um estudo de caso sobre a relação pais/bebê em uma uti neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ALMEIDA, Tânia Mara Campos de; PENSO, Maria Aparecida  e  COSTA, Liana Fortunato. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp. 46-67. ISSN 1415-7128.

O abuso sexual infantil masculino é estudado na perspectiva de gênero e transgeracional. Apresentamos um estudo de caso de um menino violentado desde os 10 anos. O contexto: Grupo Multifamiliar. Instrumentos: observações das interações, diálogos e entrevistas semiestruturadas. Informações: organizadas a partir da história transgeracional e de violência, da construção do Genograma e do Ciclo de Vida Familiar, dos dados dos atendimentos e da situação atual da família. Os resultados indicam um contexto de carências múltiplas, uma organização familiar com conflitos nas tarefas de proteção, bem como o alcoolismo e a violação sexual vistos como elementos configuradores da masculinidade privilegiada.

Palavras-chave : violência sexual contra meninos; abuso sexual; gênero; transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License