SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue26The representation and the enjoyment in the authism clinicGroup and online discussion forums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

MEDEIROS, Cynthia Pereira de  and  HOLANDA, Suely Alencar Rocha de. Psicanálise aplicada à educação: uma discussão teórica a partir de freud e lacan. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp. 128-137. ISSN 1415-7128.

Este trabalho discute teoricamente a questão da aplicação da psicanálise à educação. Freud, ao distinguir a psicanálise de outras terapias, situa sua especificidade na abordagem ao inconsciente, apontando os limites da transmissão acadêmica na formação do analista. Lacan centra-se na questão da produção do analista e da ética daí decorrente, já que estes dois eixos definem o campo de aplicação da psicanálise. É na medida de sua submissão à causa do inconsciente que uma prática se revela analítica, o que só se testemunha no a posteriori. Assim, é somente recolhendo os testemunhos de atos que nascem da iniciativa dos analistas que podemos dizer das (im)possibilidades de aplicação da psicanálise.

Keywords : aplicação da psicanálise; psicanálise e educação; pesquisa em psicanálise; ética da psicanálise; formação do analista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License