SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26Infância e normatização: lugar de criança e o discurso social da inclusão e exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SILVA, Alessandra Tavares  e  BIANCO, Anna Carolina Lo. O Moisés de Freud: saber e transmissão na psicanálise. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.26, pp. 216-235. ISSN 1415-7128.

Partindo do texto Moisés e o monoteísmo, o artigo examina as características da religião judaica em sua relação com o Grande Homem que a inaugura. Reconhece a ênfase dada por Freud ao assassinato de Moisés, o qual dá relevo a um ponto de descontinuidade na cadeia de transmissão que, remetendo à falha no saber mosaico, indica também o seu lugar de causa da religião judaica; lugar no qual vemos o aspecto inovador de um sujeito que retoma a transmissão, porém, sob sua própria responsabilidade. Em seguida, mostra que esta formulação pode ser aproximada à da operação analítica, pois localiza nesse mesmo lugar o ponto em que, da queda do sujeito a quem se supõe saber, surge o analista em sua dimensão objetal. O analisante responderá à convocação feita pelo analista como objeto, momento em que advirá na cadeia como sujeito responsável por sua duração.

Palavras-chave : tradição; transmissão; saber; sujeito suposto saber; religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License