SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Cama de gato: um breve ensaio sobre a subjetivação juvenil na atualidadeComo os adolescentes das periferias (se) falam?: Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

CABISTANI, Roséli Maria Olabarriaga. Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.27, pp. 34-47. ISSN 1415-7128.

O texto desdobra questões desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado, dentro da temática da psicanálise e educação. Procuramos resgatar elementos do documentário Pro dia nascer feliz (Jardim, 2006), que aborda a educação entre os jovens brasileiros e suas perspectivas de futuro, para propor o desejo inconsciente como possibilitador de um compromisso com o amanhã; bem como o enfrentamento da angústia e do desamparo provocados pelas incertezas contemporâneas, como um tempo necessário à articulação de um percurso aberto à dimensão desejante. Nesse contexto, a primeira educação passa a ser interrogada, e o tema da parentalidade é um elemento fundamental para pensar a exogamia que a passagem adolescente requer realizar.

Palavras-chave : adolescência; desejo; parentalidade; angústia; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License