SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27O adolescente: ilustre figura do contemporâneoO declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

COSTA-MOURA, Fernanda  e  CAROLINA LO BIANCO, Anna. Escrever nas coisas: a utopia contemporânea na linguagem dos adolescentes. Estilos clin. [online]. 2009, vol.14, n.27, pp. 92-111. ISSN 1415-7128.

O artigo aborda a praticados adolescentes nas pichacoes de rua. Baseia-se nas analises de W. Benjamin sobre as transformacoes do discurso que ordenam nosso funcionamento social para discutir os efeitos subjetivos destas transformacoes. Situa uma discursividade propria destes escritos, referida a subversao do funcionamento ordinario da linguagem que promovem. Alem disso, argumenta que, se a ciencia depura a linguagem ate o ponto do algoritmo, esvaziando sua potencia expressiva, os jovens de hoje retomam a forca o poder criador da linguagem, ostentando nos muros da cidade a incomensurabilidade entre o que se mostra como palavra e o que se pode ler.

Palavras-chave : psicanalise; adolescentes; linguagem; ciencia; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License