SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Movimentos transitivistas em um contexto de inclusão: uma transmissão entre pares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

PRIOSTE, Cláudia Dias. Educação inclusiva e sexualidade na escola: relato de caso. Estilos clin. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 14-25. ISSN 1415-7128.

Embora o tema da sexualidade tenha ganhado amplitude na educação, manifestações sexuais continuam assustando os professores, sobretudo quando se trata de crianças com necessidades educacionais especiais. Partindo de referenciais psicanalíticos, propomos algumas reflexões sobre sexualidade e educação inclusiva. Escolhemos o caso de uma adolescente com Síndrome de Down incluída em classe regular para ilustrar nossas observações. Concluímos que as manifestações da sexualidade da pessoa com deficiência intelectual são interpretadas como desvio de conduta, ao invés de serem percebidas como curiosidade e desejo de saber. Nota-se que as reações morais predominam sobre o debate e o esclarecimento sobre o tema.

Palavras-chave : educação inclusiva; orientação sexual; educação especial; psicanálise e educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License